segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Já abriu:

Santarém Artesãos e Artesanato
O convento de São Francisco em Santarém já está a Funcionar.
O templo mendicante, profanado e parcialmente em ruínas, encontrava-se há vários anos em vias de restauro. O pórtico, que se rompe na fachada, tem quatro arquivoltas rendilhadas de arcos ogivais pouco apontados, sobre colunas capitelizadas, rematando num gablete liso. Este pórtico dá acesso a um alpendre abobadado, apoiado sob fustes curtos. O grande vão que rasga a frontaria destina-se a receber a rosácea.

Convento de São Francisco (hoje)
O Convento de São Francisco em Santarém está aberto ao público. Após as comemorações oficiais do 10 de Junho 2009, o Convento de São Francisco veio dar animação e vida a nossa cidade. Este é mais um Monumento Nacional Classificado que esteve muitos anos fechado, em ruínas desde o século XIX e encerrado depois do incêndio, foi o local escolhido para a realização do banquete oferecido ao corpo diplomático que veio a Santarém assistir às comemorações do Dia de Portugal. O monumento teve de ser objecto de uma limpeza, de alguns melhoramentos e do acondicionamento de algumas pedras de elementos arquitectónicos que se encontravam ali depositadas, para poder criar as condições para acolher o jantar oficial oferecido pelo Presidente da República na noite de 9 de Junho.
Esta foi mais uma iniciativa do Presidente da CMS Francisco Moita Flores.

Um comentário:

Unknown disse...

Finalmente com a governância do Dr. Moita Flores, o Convento finalmente recebeu durante o mês de Junho uma Rosácea, coisa que o PS em mais de 30 anos de presidência não conseguiu fazer. Parabéns "Moita", afinal os santos de casa não fazem nada, foi preciso alguém de fora para fazer.