quinta-feira, 20 de novembro de 2008

IGREJA DA GRAÇA


A Igreja da Graça, Igreja de Santa Maria da Graça ou Igreja de Santo Agostinho, em Santarém, é um dos monumentos mais emblemáticos da cidade de Santarém, em Portugal. Está situada no largo de Pedro Álvares Cabral (também conhecido como largo da Graça), na freguesia de Marvila.

A igreja começou a ser construída no século XIV (1380), para a Ordem dos Agostinhos de Lisboa, que conseguem convencer os primeiros Condes de Ourém, D. João Afonso Telo de Meneses e a sua mulher, Dona Guiomar de Vilalobos. Só no século XV se terminaria esta primeira fase de construção, devido a dificuldades económicas e problemas de ordem política que envolviam os condes fundadores, em consequência da crise dinástica por que Portugal passava na altura. No século XVI, o transepto foi remodelado segundo as características do estilo manuelino.

É conhecida tanto pelo seu interesse artístico como histórico. Efectivamente, é aí que se encontra o túmulo (raso) do descobridor do Brasil, Pedro Álvares Cabral, na capela de São João Evangelista, (redescobertos pelo historiador brasileiro Varnhagen), juntamente com os fundadores do templo. Os restos mortais de D. Pedro de Meneses e a sua mulher, D. Beatriz Coutinho, repousam num túmulo duplo que revela influências do túmulo de D. João I e Dona Filipa de Lencastre, no Mosteiro da Batalha (o que acontece, aliás, noutros pormenores arquitectónicos).

Nenhum comentário: